Por: Dra. Paula Bernart
A medicina integrativa é uma abordagem de tratamento que combina a medicina convencional com terapias complementares e alternativas, como acupuntura, meditação, yoga, nutrição e práticas ortomoleculares. Essa abordagem holística visa tratar o paciente como um todo, considerando não apenas os sintomas físicos, mas também as emoções, o estilo de vida e a saúde mental.
Um dos principais tópicos da medicina integrativa é a importância da prevenção. Não são tratados os sintomas quando eles aparecem. Os profissionais de saúde que praticam a medicina integrativa trabalham juntamente com seus pacientes para identificar fatores de risco e assim desenvolver planos de saúde personalizados para prevenir doenças. O paciente é visto como um parceiro no processo de tratamento, e não apenas como um receptor passivo de cuidados de saúde.
A medicina integrativa também se concentra em abordagens de tratamento menos invasivas e mais naturais. Por exemplo, antes de recorrer a medicamentos convencionais de forma imediata, é recomendado mudanças na dieta, exercícios e terapias alternativas para ajudar a tratar condições de saúde.
A comunicação e a colaboração entre os profissionais de saúde também são fundamentais na medicina integrativa. O trabalho em conjunto visa fornecer a melhor abordagem de tratamento para os pacientes.
Imagem. Fonte: O caminho em direção à medicina integrativa - Medicina Integrativa (revistamedicinaintegrativa.com)